quinta-feira, 24 de junho de 2010

Uma homenagem a Mãinha

Publicado no dia 23/03/2010 - Qualquer Instante

A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou, na tarde desta segunda-feira (22), sessão pública para comemorar o Dia da Água, por proposta do deputado Judson Cabral. Estive lá por algum tempo para ouvir opiniões de técnicos, lideranças populares e políticas sobre a qualidade das nossas águas e o que precisa ser feito para que os nossos recursos hídricos sejam utilizados adequadamente. O ponto em comum entre os debatedores foi a constatação que muito precisa ser feito, principalmente na capital, para que não soframos brevemente um colapso no abastecimento d’água.



A pesar da importância do tema, terminei tendo a atenção desviada para os estudantes da Escola Estadual Maria Ivone, que lá estavam em grande número. Os jovens demonstravam que estavam acompanhando a discussão e entendendo os problemas do tema, apesar do tecnicismo de algumas intervenções. Fiquei a pensar como ficaria orgulhosa, se ali estivesse, a mulher que emprestou o seu nome àquela escola, Maria Ivone Santos de Oliveira, ou Mãinha, como nós a chamávamos carinhosamente. Fui companheiro de militância da Mãinha no PCdoB durante muitos anos e acompanhei de perto o seu esforço e dedicação à juventude, principalmente por trabalhar profissionalmente na área da educação. Uma batalhadora, até quando teve que enfrentar, nos seus últimos dias, uma doença traiçoeira.


Pois, na tarde desta segunda-feira, lá estavam os jovens estudantes do Conjunto Inocoop, sentados nas poltronas dos deputados ouvindo atentamente o debate sobre o futuro das nossas águas, ostentando orgulhosamente no peito o brasão da escola da Mãinha. São momentos como estes que nos fazem manter vivo o compromisso com a luta por um mundo melhor, também como forma de homenagear os que dedicaram uma vida inteira a uma causa tão nobre.

Nenhum comentário: