quinta-feira, 24 de junho de 2010

O vice de Theo

Publicado no dia 05 de março de 2010 no site Qualquer Instante

O governador de Alagoas, Theo Vilela (PSDB), está prestes a colher os primeiros frutos da sua paciente estratégia eleitoral. Com a retirada da candidatura de Cícero Almeida - o candidato mais temido pelo governador por sua boa situação nas pesquisas -, crescem as possibilidades de reeleição do tucano. Essa situação gera um enorme potencial de atração de novas forças políticas em direção as hostes governamentais, que observam com olhares de gula o espaço vago de vice-governador de Vilela.
O que há de tão atrativo em um cargo, que muitas vezes é menosprezado nas composições políticas? Essa jóia da coroa tucana tem maior valor, porque Vilela, caso eleito, cumprirá o seu último mandato e deverá ser candidato ao senado em 2014, sendo forçado a se afastar do governo em abril daquele ano. O vice terá, então, seis meses para governar e preparar a sua própria reeleição.
O deputado federal Benedito de Lira (PP), percebendo que se reduzem a cada dia mais as suas chances de ocupar uma das cadeiras do senado, vê com bons olhos a possibilidade de dividir espaços no projeto tucano. O primeiro sinal de fumaça de que um acordo pode estar em andamento é a anunciada ausência do parlamentar no ato de confirmação da candidatura de Ronaldo Lessa (PDT). A dúvida é se prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), segue o líder do seu partido ou fica com Lessa a pedido de João Lira, seu amigo do peito. Tomara que Deus não seja chamado para ajudar a resolver problemas dessa ordem.

Nenhum comentário: