quinta-feira, 24 de junho de 2010

Quem vai “casar” com Heloisa Helena?

Publicado em 8/3/2010 - Qualquer Instante

A indicação de Ronaldo Lessa para disputar o governo de Alagoas, vai confirmando que a oposição se articula priorizando a reeleição do senador Renan Calheiros. É o projeto nacional falando mais alto: em Brasília Renan é peça chave na aliança PMDB/PT. Assim sendo, a candidatura de Lessa cumpre bem esse papel, pois - além de limpar o caminho do senado para Renan - tem um discurso mais afinado com a candidatura de Dilma Roussef à presidência da república. Para alguns analistas, o lançamento de Lessa também serviria para neutralizar possíveis interesses de Fernando Collor em disputar o governo estadual.


Mesmo considerando que na disputa para o governo o jogo ainda não acabou, Renan deverá, agora, direcionar suas articulações políticas para resolver outro obstáculo na sua caminhada à reeleição. A questão é que a disputa para o senado oferece duas vagas, e o eleitor votará duas vezes. Como as pesquisas têm apontado que a vereadora Heloisa Helena se elegerá com votação expressiva, Renan Calheiros dorme e acorda imaginando para onde irá o segundo voto do eleitor de HH. Um candidato que construa um discurso identificado com o da candidata do PSOL, poderá se habilitar à segunda vaga, ou, no mínimo, criar dificuldades para a reeleição de Renan. Para o senador do PMDB, não interessa que Heloisa Helena encontre um bom parceiro para casar os votos, como, por exemplo, o delegado federal Pinto de Luna (PT), que é hoje um dos “noivos” mais atirado. Se não conseguir impedir a “dobradinha”, Renan pode adotar outro caminho, que seria o de incentivar vários candidatos com o mesmo perfil, pulverizando o segundo voto de HH.

Outro problema que Renan tem para resolver é o do seu parceiro de chapa, Benedito de Lira (PP), que vem olhando com bons olhos a possibilidade de trocar a sua candidatura de senador pela de vice-governador de Theo Vilela. Se isso acontecer, até o segundo voto de Renan Calheiros vai embora. Aí, abre-se outra vaga para noivado.

Nenhum comentário: