quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nota da Branskem deixa dúvidas

Não entendi essa nota da Braskem. Ela continua deixando dúvidas sobre o acidente. Vejamos:

1 - Ela diz que "No primeiro acidente houve o rompimento da parte inferior de um equipamento, conhecido por pré-resfriador, com subsequente vazamento de cloro".

2 - Continua explicando e afirma que "No segundo acidente, com a planta fora de operação e o cloro já removido de seu interior, ocorreu o rompimento do bocal inferior de outro equipamento, chamado de inter-resfriador, com desprendimento de fragmentos metálicos. Neste evento não houve vazamento de cloro".

3 - E diz mais: "Ambas as ocorrências foram consequência de um aumento atípico na concentração da tricloroamina – TCA, subproduto gerado no processo. A TCA é resultante da reação da amônia contida no sal com o cloro e é monitorada e eliminada de forma contínua ao longo do processo produtivo.
O primeiro evento ocorreu pela decomposição da TCA em quantidade inesperada, simultaneamente a outros dois fatores: condição de temperatura e operação em modo de degradação parcial dessa substância. No segundo evento, a existência de TCA no bocal inferior foi responsável pela sua ruptura".

4 - A dúvida é: como pode ter havido " um aumento atípico na concentração da tricloroamina – TCA", se "a planta (estava) fora de operação e o cloro já removido de seu interior". O pior é que se deduz que houve uma explosão "com desprendimento de fragmentos metálicos".

O assunto é muito sério e precisa ser tratado com toda transparência. Se é possível explicar, que se faça de forma a não pairar dúvidas.

Nenhum comentário: