quinta-feira, 30 de junho de 2011

Teles vão ter que expandir e baratear Banda Larga




Parece que o enfrentamento entre o governo e as teles na questão da expansão da banda larga chegou ao fim com a presidenta Dilma ganhando a quebra-de-braço. Com o acordo, todas as cidades do país serão, até 2014, atendidas por conexões na internet de 1 megabyte de velocidade, com o preço de R$ 35,00.

Desde o final do primeiro mandato do governo Lula que a pendenga vinha se arrastando. As operadoras argumentavam que esse mercado não justificava os investimentos que teriam que fazer. Na realidade estavam de olho nos R$ 9 bilhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações.

A resposta do governo foi enérgica: ameaçou com a volta da Telebrás e com a entrada de novas empresas estrangeiras. Não podia continuar existindo um preço alto por um serviço ineficiente, que exclui da internet as cidades, bairros e regiões mais pobres do país. A rede hoje atende a somente 27% dos domicílios.

Mesmo sabendo que muitas idas e vindas acontecerão até o acordo ser cumprido, já dá para comemorar. A expectativa é de que seis milhões de novos pontos de banda larga sejam instalados. Bom para o Brasil, afinal de contas acesso à internet boa e barata, também é inclusão social.

Nenhum comentário: