segunda-feira, 10 de março de 2008

Tortura em cena

Duas notícias preocupantes ganharam destaques nos meios de comunicação. A primeira informa que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vetou legislação aprovada pela Câmara dos Deputados que proibiria a CIA de simular afogamento e outras técnicas controversas de interrogatório. Os deputados dos EUA tinha aprovado a medida contrária à tortura, limitando as ações da CIA. O próprio Bush defendeu a sua atitude: “Como o perigo continua, nós temos que assegurar aos nossos funcionários da inteligência todas as ferramentas que eles precisem para conter os terroristas”.
O cidadão teme novos ataques e Bush vai aproveitando para ir minando as garantias democráticas. Em nome do combate ao terrorismo justifica-se a tortura.
No Brasil a ameaça violenta é outra: a bandidagem organizada e desorganizada. A agressão que o brasileiro sofre com os assaltos, seqüestros e todo tipo de violência, tem levado muita gente a achar que a polícia tem que torturar nas investigações policiais. Assim identifica a pesquisa realizada pela agência Nova S/B em parceria com o Ibope. Ela mostra que 26% dos brasileiros admitem, nesses casos, a tortura.
O surpreendente da pesquisa é que ela mostra os segmentos sociais mais esclarecidos e com maior renda, como os que mais cobram essa prática. Os que têm curso superior aparecem com 40%, e os que têm uma renda superior a cinco salários mínimos chegam a 42%.
Sinais de impaciência ou desespero? De qualquer forma é preocupante.

Nenhum comentário: