segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Impopularidade

O meu amigo Geraldo de Majella distribuiu convite para o lançamento, nesta quarta-feira (19), às 19 horas, do livro Mozart Damasceno, o bom burguês, lá na Pizzaria Armazém Guimarães.

Como o livro é um extenso relato da vida do empresário Mozart Damasceno, militante do Partido Comunista Brasileiro, em Murici, e um dos principais financiadores do PCB, lembrei dessa história publicada no livro Missão Secreta em Igaci, do Cleto Falcão.

IMPOPULARIDADE
Governador Silvestre Péricles

Silvestre era um anticomunista feroz. No seu governo, os comunistas foram muito perseguidos, a ponto de muitos deles terem que se retirar para a Bahia, onde o clima era mais cordial.

Certo dia, Silvestre resolveu ir de automóvel até Salvador. Os jornais baianos noticiaram o fato. Os comunistas, conhecendo o trajeto do Governador, organizaram uma manifestação de repúdio para recebê-lo.

Quando vem passando a comitiva, à frente o carro do Governador Silvestre, com o advogado Paulo de Castro Silveira e o Deputado Tenório Cavalcanti, a multidão irrompeu em vaias, gritos e insultos. Silvestre aproxima-se de Paulo de Castro Silveira e diz:

— Paulo, você está ouvindo essas vaias? Eu nunca pensei que o Tenório Cavalcanti fosse tão impopular aqui na Bahia.  

Nenhum comentário: