quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Teo X Collor: Alagoas pode ficar maior do que São Paulo


Edberto Ticianeli
 
O senador Fernando Collor demonstra que ainda é um mestre em criar factoides políticos. O anúncio de que iria fixar residência em Arapiraca conseguiu colocá-lo no centro das especulações sobre as eleições de 2014, quando pretende disputar a reeleição, provavelmente enfrentando o atual governador Teo Vilela.

Teo Vilela deu a resposta e anunciou que está transferindo a sede do governo para Santana do Ipanema, município sede do sertão alagoano. Região que vem sofrendo com a seca e onde o governador quer apagar o desgaste sofrido por não ter utilizado os R$ 10 milhões que recebeu do Ministério da Integração Nacional para ações de combate à seca. O dinheiro, que estava numa conta desde agosto de 2012, é destinado para ações emergenciais, incluindo a aquisição de ração para gado.

Como não tem tido bons resultados com a educação, saúde e segurança pública, o governador assumiu de vez que só lhe resta pegar carona nas obras do governo federal. Assim, mudar o governo para Santana do Ipanema se insere, também, na agenda de inauguração do trecho inicial do Canal do Sertão, que acontecerá no dia 11 de março próximo, com a presença da presidenta Dilma Roussef.

Mas, a política caroneira de Teo Vilela também chega a Arapiraca. Ele acaba de anunciar que o governo federal vai construir um aeroporto no município, e que também vai sair do papel o já prometido aeroporto de Maragogi, na região norte do estado. Se essa disputa para o senado durasse uns dez anos, Alagoas ficaria maior do que São Paulo.

Acho que o Collor encontrou uma forma de resolver os problemas do interior de Alagoas. Basta anunciar, a cada mês, que vai fixar residência em um município diferente, que no outro dia a equipe do governador vai para Brasília garimpar investimentos. Enquanto isso, educação, saúde e segurança, mesmo com muito dinheiro do governo federal, caminham no ritmo do “Alagoas tem pressa”. 

Nenhum comentário: