quinta-feira, 29 de maio de 2008

Toinho Alves, do Quinteto Violado, morre aos 64 anos em PE

Toinho Alves, contrabaixista e um dos fundadores do grupo Quinteto Violado, morreu nesta quinta-feira, no município Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

O corpo do músico, que morreu aos 64 anos em decorrência de um infarto, foi encontrado em sua casa na manhã de hoje, pelo filho Dudu Alves, também integrante do Quinteto Violado.

Alves -- que nasceu em 22 de agosto de 1943 -- era natural de Garanhuns, cidade localizada no agreste pernambucano, e chegou a aprender música antes de sua alfabetização, segundo o site oficial do grupo.

Ainda em sua cidade, ele participou da Banda Municipal e herdou dos monges beneditinos o gosto pelo canto. Ao mudar para o Recife, na primeira metade dos anos 60, Alves criou o grupo vocal Os Bossa Norte, do qual também fizeram parte Naná Vasconcelos e Marcelo Melo.

A idéia de formar o Quinteto -- criado em 1971 -- surgiu quando ele integrava o TVU-3, grupo musical vinculado à TV Universitária, do qual também faziam parte Luciano Pimentel e Sérgio Kyrillos.

Além de tocar contrabaixo e cantar, Alves também era responsável pela coordenação musical dos arranjos, repertório, produção artística dos discos e direção musical dos espetáculos do Quinteto Violado.

No livro "Bodas de Frevo: A História do Quinteto Violado", escrito pelo jornalista Gilvandro Filho e lançado em 1998 para celebrar os 25 anos do grupo, diversos momentos da vida do músico são destacados para explicar a história do grupo.

O velório de Alves acontece desde às 18h, na sede da Prefeitura de Olinda, onde o músico foi Secretario de Cultura entre os anos de 2003 e 2004. O enterro será nesta sexta-feira (30) no cemitério Parque das Flores, às 11h.

da Folha Online

Nenhum comentário: