sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Projeto Acenda uma Vela – Ano III

Hermano Figueredo, esse bravo lutador pelo cinema, divulga a continuidade de mais uma das boas iniciativas dele e da Regina, lá do IDEÁRIO.

O cinema itinerante da Ideário, sob a curadoria de Hermano Figueiredo, têm seduzido e conquistado platéias, percorrendo bairros periféricos e cidades do interior. O projeto mais conhecido é o ACENDA UMA VELA, que neste verão chega à sua 3ª edição e contemplará as cidades de Maceió, Maragogi, Penedo e Piaçabuçu, realizando exibições audiovisuais em localidades litorâneas, lagunares e ribeirinhas, utilizando como tela, a vela de embarcações.
A abertura do ACENDA UMA VELA será no dia 11 de janeiro de 2008, na praia de Barra Grande, em Maragogi. Na semana seguinte os eventos serão na Praia centro, em Maragogi, (Dia 18.01.2008) e na Praia de São Bento (19.01.2008) em eventos que também farão o lançamento e divulgação do documentário: Samba de Matuto, de Eliane Macedo sobre esta manifestação tradicional que acontece na região do litoral norte alagoano, recentemente premiado no Festival de Vídeo de Recife.
A programação é composta de filmes brasileiros de curta metragem nos gêneros: ficção, animação, documentários e videoclips, com ênfase em temas da cultura popular. Acender uma vela é uma atitude emblemática chamando a atenção para a necessidade de democratizar o audiovisual no Brasil. É uma ação ao mesmo tempo política, lúdica, poética e performática, levando ao público um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e faz chorar, distrai e faz pensar.
Este projeto é uma realização da Ideário, patrocinado pelo Ministério da Cultura, através do Fundo Nacional de Cultura (FNC). Conta, também, com parcerias em cada localidade (ONG's, Pontos de Cultura, Prefeituras) na mobilização do público, e com a adesão dos realizadores curta-metragistas que enviaram seus filmes.

Nenhum comentário: