quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

General Sá Rocha na fritura

Parece que as pressões sobre o General Sá Rocha começam ameaçar a sua continuidade no governo estadual. O titular da Secretaria de Defesa Social, apesar de repetir que não pede demissão, sabe que enfrenta batalhas em duas frentes poderosas. Em uma, a da opinião pública, o desgaste é associado a inoperância. Apesar do estardalhaço com a chegada de alguns equipamentos doados pelo governo federal (foram utilizados no PAN do Rio), sabe-se que os investimentos necessários para tirar a Segurança do sucateamento são muito maiores. A greve dos policiais civis tem aliviado um pouco a culpa governamental, mas é passageira.
A realidade que mais desgasta o General Sá Rocha, e qualquer um outro que vá ocupar esta pasta, é a disputa entre os diversos grupos de delegados e coronéis. É um emaranhado muito complexo e perigoso. Verdadeiros feudos armados estão montados e atuam para apoiar ou enfraquecer o secretário, dependendo dos acordos.
Acredito que o secretário está certo ao definir que o fio da meada para a solução está num bom serviço de inteligência. Mas isso custa caro e necessita de policiais bem treinados e pagos. Ou seja, vamos esquecer essa solução por enquanto e esperar para ver até onde vai o governo estadual com esse problema.
Foto de Dárcio Monteiro - Agência Alagoas

Nenhum comentário: