segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Quem queria derrubar Marina da Rede?

Edberto Ticianeli

Alguns analistas do PIG insinuam que a não regularização da Rede Sustentabilidade, partido/organização liderada por Marina Silva, se deve a atuação do PT e da presidenta Dilma Roussef. Será que o PT, de uma hora para outra, conseguiu influir nas instâncias superiores da Justiça?

Os números da última pesquisa Ibope (26/09) permitem uma leitura diferente. Dilma, que em junho tinha 30 % das intenções de votos, cresceu para 38%. Marina, a segunda com mais intenção de voto, caiu de 22% para 16%. Isso não incomoda a Dilma.

Aécio Neves e Eduardo Campos estavam fora do páreo para um possível segundo turno. O tucano mineiro caiu de 13% para 11%, e o socialista Eduardo Campos ganhou um ponto percentual, saindo de 4% para 5%.

Fica claro que Aécio Neves e Eduardo Campos, se quisessem chegar ao segundo turno, teriam que tirar Marina Silva da corrida eleitoral. Principalmente porque a outra opção — tirar a Dilma — ficou muito difícil, mesmo com a imensa campanha do PIG contra ela.

A verde Marina Silva sabe disso. Essa é a explicação para o discurso amarelo que pronunciou na festa vermelha que o PSB fez para ela. Aceitou ser coadjuvante para não desaparecer. Marina aposta que ainda vai conseguir montar sua Rede para o pleito de 2018.

Agora, a disputa para ver quem vai polarizar com a Dilma fica entre Aécio Neves e Eduardo Campos. Bem mais ao gosto do PIG, que não consegue deixar de arrastar asas para os tucanos.

Nenhum comentário: