sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma mera coincidência

No filme Mera Coincidência (Wag the Dog - 1997), dirigido por Barry Levinson, o presidente dos EUA é acusado de ter mantido relações com uma bandeirante em pleno salão oval da Casa Branca, quando faltavam onze dias para as eleições.

Para desviar a atenção dos eleitores, a sua assessoria monta um falso conflito com a Albânia, tudo produzido em estúdio por profissional de Hollywood.

Se for possível a vida imitar a arte, como dizia Oscar Wilde, então estamos assistindo algo muito próximo do que foi a comédia de manipulações do citado filme.

Não há dúvidas. O circo montado para a morte de Osama Bin Laden é obra de profissional para tirar o presidente Barack Obama da situação política desconfortável em que vive desde novembro de 2010, quando perdeu a maioria para os republicanos e via ameaçada a sua possibilidade de reeleição em 2012.

Obama vinha em queda livre, como constata pesquisa do dia 19 de abril divulgada pelo jornal “The Washington Post” e pela rede ABC News, que mediram a aprovação do presidente dos EUA na casa dos 47%. A maioria da população (78%) acredita que o desemprego vai aumentar.

O líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, já vinha com seus movimentos monitorados e podia ser preso ou assassinado no momento que mais interessasse aos EUA. A data escolhida para o “show” foi o domingo (1º de maio), quando a audiência das televisões era máxima e permitiu que o presidente Barack Obama fizesse um pronunciamento na TV para os Estados Unidos. O resultado foi que multidões foram às ruas para comemorar a morte do inimigo nº 1 da “terra da liberdade”. Obama, o vingador, conseguiu destruir o responsável pela morte de cerca de 3.000 pessoas.

Missão cumprida? Ainda não. Afinal, as eleições só acontecem em 2012, e até lá o defunto vai ter que continuar cheirando. A solução encontrada, e que mata dois coelhos com uma só cajadada, foi desaparecer com o corpo. Com isso, evita-se o enterro e a peregrinação e adoração dos seguidores por uma referência física, e, por outro lado, cria-se a dúvida sobre se Bin Laden ainda está vivo e preso para dar informações. Aos que acreditam que ele esta morto, fica a discussão sobre se foi uma morte em combate ou um assassinato. Como se vê, ainda teremos durante muito tempo uma boa polêmica sobre o assunto.

E por falar em exposição na mídia, Obama, que vinha em queda nas pesquisas (47%, lembra), de acordo com o jornal The New York Times e a CBS desta quarta-feira (04/05), já está nos 57% de aprovação. Um crescimento de 10% em relação a pesquisas realizadas antes da operação. Mera coincidência com o filme Mera Coincidência.

Nenhum comentário: