terça-feira, 17 de agosto de 2010

Analistas já aceitam que eleições presidenciais podem ser resolvidas no primeiro turno

O Ibope divulgou nesta segunda-feira, 16, resultado de pesquisa realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, que coloca a petista Dilma Roussef com uma diferença de 11 pontos sobre o seu principal adversário, José Serra. Segundo o Ibope, Dilma subiu para 43% das intenções de voto, contra 32% do tucano.

Esses números se somam a outros resultados semelhantes colhidos pelos institutos CNT/Sensus, Datafolha, Vox Populi, que confirmam o crescimento da petista, e coloca dúvidas sobre a necessidade de um segundo turno. Numa rápida navegada na web, recolhemos a repercussão das últimas pesquisas entre os mais influentes colunistas e blogueiros políticos do país. O resultado é que todos reconhecem a vantagem da candidata Dilma e, entre os seis escolhidos, quatro deles já entendem que há a possibilidade de tudo ser resolvido ainda no primeiro turno.

“Tudo aquilo que os tucanos mais temiam, vai acontecer. Vai iniciar o horário eleitoral com Dilma já tendo tomado uma dianteira. (Lucia Hippolito - Jornal da CBN, 1ª edição – 16.8.2010).

“Como as margens de erro são grandes, esses resultados devem ser vistos com cautela, mas a sua repetição e intensificação a cada pesquisa são um sinal de que o tucano tem um problema grande a resolver”. (Blog do Noblat – 17.8.2010).

“Nesse cenário, Dilma poderia ser eleita no primeiro turno se a eleição fosse hoje”. (Josias de Souza – Folha Online– 16.8.2010).

“A campanha eleitoral começa nesta terça-feira com a propaganda dos candidatos na televisão em cenário amplamente favorável à candidata petista, Dilma Rousseff. Ela vem ampliando seguidamente a vantagem sobre seu principal adversário José Serra e, conforme a pesquisa Ibope divulgada hoje, poderia vencer no primeiro turno se as eleições fossem hoje”. (Cristiana Lôbo – G1 - 17.8.2010).

“O Jornal Nacional acaba de divulgar a mais recente pesquisa Ibope. Na minha época de boleiro na gloriosa Praia Grande a gente chamava um resultado tão dilatado como esse de chocolate. Dilma tem 43% contra 32% de Serra e 8% de Marina. Com esses números o segundo turno ficaria, talvez, para 2014. Dilma passou a ter 51% dos votos válidos”. (Renato Rovai – Blog do Rovai - 16.8.2010).

“Se os números fossem rigorosamente esses, ela teria 51% dos votos válidos e seria eleita no primeiro turno”. (Reinaldo Azevedo – Veja - 16.8.2010).

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A promotora que não quis ser comendadora

Ganhou destaque, no noticiário local, a recusa da promotora de Justiça Fernanda Moreira em receber a Comenda Pontes de Miranda, honraria que lhe foi conferida pela Câmara de Vereadores de Maceió. A representante do Ministério Público Estadual alega que não deve merecer homenagem os que simplesmente cumprem com o seu dever. Argumento poderoso e irretorquível que também bate, com luva de pelica, no rosto de alguns dos outros escolhidos. Assim, de uma só cajadada, a Câmara se expôs a mais um desgaste e arrastou com ela os homenageados.

O episódio trás à tona um velho problema das homenagens oficiais: o predomínio da falta de critérios. Na maioria das vezes, comendas, medalhas e outras condecorações são reduzidas a moedas de troca, que funcionam para consolidar relações políticas eleitorais ou neutralizar agentes do poder público. A Câmara, por exemplo, está sob marcação cerrada do MP, que exige do poder municipal a abertura da sua caixa preta e regularização dos servidores. É num momento como esse, que o poder legislativo municipal decide entregar uma honraria a membros da instituição que o investiga. A promotora teve a sensibilidade de não se colocar sob suspeição e recusou a comenda.

O absurdo dessa situação é que, além de expor a falta de critérios, a Câmara também demonstrou que não teve a mínima preocupação em conversar com os possíveis homenageados para saber se eles aceitavam receber a comenda. O nome do grande Pontes de Miranda não merece estar envolvido com um poder legislativo tão descuidado. O que ameniza a situação é a certeza de que alguns dos futuros comendadores são merecedores do título.