quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O que Jarbas Vasconcelos esconde?

Toda a imprensa repercutiu a polêmica entrevista que o senador Jarbas Vasconcelos concedeu à revista Veja, que mais uma vez pauta a discussão política no País. O pernambucano Jarbas Vasconcelos afirma que as suas declarações à revista sobre os corruptos no PMDB “tem a função de abrir um debate dentro do partido, e na sociedade, sobre corrupção”. Os alvos mais definidos dos seus ataques são os também senadores peemedebistas Renan Calheiros e José Sarney.
O hábil e combativo parlamentar de Pernambuco conduz o seu discurso para denunciar que as relações entre o seu partido e o governo Lula são baseadas na corrupção e negociatas, e como prova disso destaca o histórico de Renan – que é líder da bancada dos senadores do PMDB - e Sarney, que foi eleito recentemente presidente do Senado.
Para encontrar as verdadeiras causas das denúncias é importante perguntar: que fato político incomodou Jarbas Vasconcelos, levando-o a “descobrir” corruptos no PMDB?
Não é difícil identificar que a eleição de Sarney para presidir o Senado foi uma vitória da ala do PMDB, que “tem preferência” pelo projeto eleitoral capitaneado por Lula. Renan, com livre acesso ao presidente da república, saiu fortalecido e autorizado a negociar a vice-presidência da chapa de Dilma Rousseff, candidata petista à presidenta do país. Não podemos esquecer que o pacote conta ainda com o deputado Michel Temer, também do PMDB, e que foi eleito presidente da Câmara Federal com o apoio de Lula e do PT.
Como se vê, o beco que leva ao Palácio do Planalto está estreito e já tem dono. O que sobra para a ala oposicionista do PMDB é uma aproximação com o PSDB de José Serra, mas que representa posições políticas mais conservadoras e comprometidas com Fernando Henrique Cardoso e seu desmonte do estado brasileiro. Como fica difícil para Jarbas Vasconcelos justificar politicamente essa aproximação, habilidosamente ele leva o discurso para dicotomia entre corruptos e os não corruptos com ele à frente. Assim fica encoberta a questão principal: o projeto Lula continua com Dilma Roussef ou José Serra trás de volta o projeto FHC, com o apoio e, talvez, participação de Jarbas na vice.
Quanto aos corruptos, nesse ou em outros governos, deviam estar todos na cadeia.

ACENDA UMA VELA 4ª EDIÇÃO| 2009

EXIBA SEU FILME NAS VELAS DE JANGADAS

Nas escolas, praças, velas de embarcações, paredes de edifícios, redes de dormir, nas barrigas de boi e de gente. O cinema no olho da rua, para todos os olhos. Este é o objetivo do cinema itinerante Ideário, que atua na democratização dos bens culturais, seduzindo e conquistando platéias dos bairros periféricos e cidades do interior do Nordeste com exibições audiovisuais em espaços públicos e nos suportes mais inusitados.
O projeto mais conhecido é o ACENDA UMA VELA, que exibe filmes em velas de jangada no estado de Alagoas. A atividade proporciona lazer e debate sobre cinema, nos moldes cineclubistas, para diversas comunidades. "É um cinema muito especial: o piso é de areia branca. O teto é o céu estrelado. O ar refrigerado é a brisa do Atlântico, e na jangada parada, imagens em movimento", garante o cineasta Hermano Figueiredo, idealizador do projeto.
Em 2009, o ACENDA UMA VELA chega a sua 4ª edição e contemplará cidades alagoanas como MACEIÓ (capital), MARAGOGI (Litoral Norte), PIRANHAS (região do Baixo São Francisco) e MARECHAL DEODORO (cidade histórica na beira da Lagoa Mundaú). O projeto é uma realização da organização cultural IDEÁRIO e os eventos são totalmente gratuitos. Além da mostra geral, há uma mostra específica para o público infanto-juvenil, intitulada ACENDA UMA VELINHA, com caráter lúdico e filmes próprios para a faixa etária.
Os interessados em enviar filmes deverão preencher o termo de autorização anexado a este e-mail e remetê-lo pelo correio, junto com cópia do filme em DVD, sinopse e ficha técnica, ATÉ O DIA 05 DE MARÇO DE 2009 (data de postagem). Não há limite para o número de títulos enviados.
Os filmes recebidos serão submetidos à curadoria e os que não forem selecionados para esta edição, integrarão o acervo de cinema itinerante da Ideário, que realiza ações de caráter educativo e cultural pela democratização da produção audiovisual brasileira no Nordeste. A seleção pode ser acompanhada pelo blog no projeto.
O ACENDA UMA VELA é patrocinado pelo MINISTÉRIO DA CULTURA, através do Fundo Nacional de Cultura (FNC), e a cada ano recebe uma adesão maior de curta-metragistas brasileiros interessados em exibir seus filmes de forma inusitada e para um público que, em sua maioria, nunca foi ao cinema. Além dos filmes enviados, as sessões também contam com o acervo da Programadora Brasil.
Ao final do projeto, todos os realizadores receberão os resultados itinerância e material gráfico sobre a 4ª edição pelos correios. Somente os realizadores dos curtas selecionados receberão fotografias de suas exibições nas velas.
Acender uma vela é uma atitude emblemática que chama a atenção para a necessidade de gerar acesso ao audiovisual brasileiro. A ação tem um caráter político, poético e performático, sendo veículo para um cinema que fala da grande vida brasileira, que faz rir e chorar, distrai e faz pensar.

Mais informações no blog http://www.acendaumavela.blogspot.com/
ou através do e-mail cineideario@gmail.com


ENVIE SEU FILME!
CINEMA ITINERANTE IDEÁRIO
Rua Gerson Wanderley, 410 - Cruz das Almas
CEP: 57037-490
MACEIÓ/ALAGOAS