segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VII Ciclo de Palestras em Conforto Ambiental


O Grupo de Estudos em Conforto Ambiental – GECA, é formado por alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, e alunos do curso de pós-graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado, ambos ligados a Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Desde 1992, ano de sua fundação, o grupo tem realizado pesquisas nas diversas áreas relacionadas ao conforto ambiental gerando conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico no ambiente construído. Os principais temas abordados nas pesquisas realizadas pelo GECA são: clima e arquitetura, conforto ambiental (térmico, lumínico e acústico) e eficiência energética.

Há 7 anos, o GECA realiza anualmente um ciclo de palestras em Conforto Ambiental, contando com um público acadêmico das diversas instituições existentes, e profissional. A sétima edição do evento será realizada este ano, com o tema: “Eficiência Energética na Arquitetura”.

A escolha da temática foi impulsionada pelas crescentes discussões sobre o novo Processo de Etiquetagem para Edificações, lançado pelo INMETRO este ano. O GECA é um dos 13 laboratórios escolhidos no país para desenvolver pesquisas relacionadas ao programa de etiquetagem, tendo assim a oportunidade de contribuir concretamente com as questões a serem levantadas no Ciclo.

O evento contará com a presença de profissionais especializados na área de Eficiência Energética, que abordarão aspectos gerais sobre a Eficiência Energética, Fontes Alternativas de Energia e o Regulamento Técnico de Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. As palestras não se deterão somente a uma abordagem teórica, mas também contarão com exemplos práticos, visando uma melhor compreensão por parte do público.

Este ano o VII Ciclo de Palestras pretende promover uma integração ainda maior entre a comunidade acadêmica e os profissionais da área, visto que a Eficiência Energética é um tema cada vez mais debatido nas diferentes esferas do conhecimento. A preocupação com a conservação de energia, com o meio-ambiente faz com que arquitetos e demais profissionais da área busquem informações corretas e confiáveis sobre este tema É com este objetivo que o GECA promove o VII Ciclo de Palestras em Conforto Ambiental, não perca!

Data: 09 a 11 de setembro das 19 às 22 horas.

Local: Auditório da Casa da Indústria, Farol.

Inscrições e programação: no GECA, UFAL ou pelo fone: (82) 3214-1268

Nenhum comentário: