quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ex-jogadores em atividade


É atribuída a Paulo César Vasconcellos, comentarista da Sportv, a criação da expressão "ex-jogadores em atividade", referindo-se a atletas que supostamente tenham ultrapassado o prazo de validade em suas carreiras esportivas. A dúvida a ser respondida é se a permanência desses jogadores nos gramados se deve a falta de renovação de bons jogadores, ou se a medicina esportiva tem evoluído a ponto de prolongar a vida atética deles. Tendo a ficar com a segunda hipótese. O que me faz decidir assim e a observação dos ricos clubes europeus, que podendo contratar facilmente craques da bola em países com um futebol mais pobre — em salários de jogadores — mas, no entanto, mantêm em seus plantéis jogadores com larga experiência. O italiano Milan, até o ano passado, mantinha um dos times mais velhos do mundo.
Fiz uma breve pesquisa na net e apresento a relação dos 20 jogadores mais "antigos" em atividade no futebol brasileiro. Tirem suas conclusões: são craques, ainda em forma, ou não surgiu ninguém melhor para substituí-los?

Rendo minhas homenagens, com a foto, ao "vovô-garoto" Fernando, do Santo André, que vi correr mais do que o atacante do time adversário, num final de partida.


42 anos Fernando (Santo André)
40 anos Antonio Carlos (Santos)
40 anos Viola (Resende)
39 anos Sérgio Alves (Ceará)
39 anos Júnior Baiano (Volta Redonda)
39 anos Túlio Maravilha (Itumbiara)
37 anos Marcelinho Carioca (Santo André)
37 anos Ramon Menezes (Vitória)
36 anos Petkovic (Flamengo)
36 anos Marques (Atlético - MG)
36 anos Júnior (Atlético – MG)
36 anos Giovanni (Mogi Mirim)
36 anos Marcos (Palmeiras)
36 anos Rogério Ceni (São Paulo)
36 anos Jackson (Vitória)
35 anos Paulo Isidoro (Bahia)
35 anos Márcio Angonese (Criciúma)
35 anos Danrlei (Brasil de Pelotas)
35 anos Anderson Lima (Chapecoense)
35 anos Bilu (Ponte Preta)

Nenhum comentário: