domingo, 16 de agosto de 2009

Apartheid social e violência: quem veio primeiro?


Na manhã deste domingo nublado de Maceió, o portal de notícias Cada Minuto destaca que “assaltos a carteiros levam Correios a suspender entregas em regiões de Maceió”. Quando li, a palavra que me veio à mente foi apartheid

Se puxarmos pela memória mais recente vamos encontrar noticias semelhantes divulgando que motoristas de ônibus se negam a fazer certos percursos por insegurança e que professores e médicos abandonam suas funções na periferia pelo mesmo motivo. 

Há poucos dias, em uma manifestação de protesto no bairro do Jacintinho, assaltaram a equipe de reportagem da Gazeta de Alagoas, o que poderá afastar os profissionais da notícia das zonas de riscoA SAMU cobra o acompanhamento de uma escolta policial para fazer atendimentos a alguns bairros periféricos de Maceió. 

Poderíamos concluir, apressadamente, que a violência vai construindo uma barreira que separa os mais pobres dos outros segmentos sociais. Mas há outra forma de analisar o mesmo fenômeno: uma sociedade que exclui os mais pobres, afastando-os do acesso ao trabalho e aos serviços básicos como educação e saúde, não está gerando todas as condições para o surgimento da violência urbana?

O apartheid social não seria um componente estrutural das sociedades em que o homem explora o homem? 

Uma boa reflexão para um domingo de chuvas.

Nenhum comentário: