quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Renan Filho ganha na campanha eleitoral selfie

Faltando pouco mais de um mês para o fim da campanha eleitoral de 2014, posso afirmar sem medo de errar que essa é a primeira campanha selfie da nossa história.

Com a crescente importância das redes sociais na divulgação das atividades dos candidatos, os costumes deste ambiente digital terminaram por contaminar as campanhas.

Basta o candidato chegar à porta da casa de um eleitor - durante uma caminhada, por exemplo -, que já tem alguém esperando de celular levantado para tirar uma foto.

Alguns candidatos também utilizam o selfie para divulgar sua foto ao lado de personalidades que o apoiam ou para demonstrar a multidão que o acompanha.

A primeira grande modificação nas campanhas, com a adoção do selfie, é o tempo gasto nas caminhadas. Às vezes, são três ou quatro poses numa única casa. Isso faz com que o número de residências visitadas num período seja bem menor.

A outra alteração é na quantidade de pessoas que passam a divulgar a imagem do candidato. Quem conseguiu a foto, imediatamente faz a postagem. É o poder multiplicador das redes sociais.

Em Alagoas, Renan Filho (PMDB), candidato ao governo, é quem tem utilizado com mais desenvoltura essa ferramenta. Como usuário das redes sociais, Renan Filho se sente à vontade para disparar seus posts.

Nas principais redes sociais, o Facebook e o Instagram, a vantagem da candidatura de Renan Filho sobre os outros candidatos é absoluta. Tem ganhado bons dividendos eleitorais com a divulgação de sua imagem.

Essa é, sem dúvida, a eleição do selfie. Quem não percebeu, perdeu o trem (ou o VLT).