segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O toucinho subversivo

Blog do Ricardo Mota - Tudo na Hora - 17/08/2008

A célere passagem do calendário tratou de tornar a cena tão ridícula quanto ela sempre mereceu ser. De um lado, este malsucedido compositor; do outro, o agente da Polícia Federal que exercia o papel de censor oficial, em tempos não tão remotos. Era o ano de 1981, e o DCE da Ufal, presidido por Ediberto Ticianeli, retomava os festivais universitários de música. A minha canção de "guerra" (Legião dos Condenados), uma marcha-rancho, já era conhecida dos freqüentadores assíduos das noites de sábado, no auditório da antiga Reitoria. Os versos da discórdia cantavam que o "filho ingrato, cospe o prato/Não canta o Hino Nacional".
-E por que não canta?
-Não canta porque não sabe. É um homem pobre, analfabeto, blá blá blá...
-E não é um protesto?
-De jeito nenhum.


E a música foi liberada por aquele meu ex-colega do curso de Psicologia. Claro que ali ninguém havia enganado ninguém. O constrangido servidor público, a quem encontrei recentemente e que me lembrou o embate, apenas buscava uma desculpa razoável que pudesse apresentar aos seus superiores caso fosse necessário - e não foi.

Quem era dono das melhores artimanhas para driblar a censura, este, sim, chama-se Chico Buarque de Holanda, um grande gozador e unanimidade da MPB (contrariando Nélson Rodrigues, a quem Chico desancou pelo seu elogio a "Carolina"). Abusava dos palavrões nas letras, que, claro, os atentos guardiães da moral e dos bons costumes riscavam com caneta vermelha sem nem pestanejar. As metáforas? Estas seguiam seu legítimo caminho rumo ao público. Foi assim que "Apesar de você" pareceu aos "homens" uma singela canção de amor (veio a ser, depois, censurada. Mas já estava colada nos ouvidos mais atentos).

Menos sorte teve Edu Lobo (para mim, o sucessor de Tom Jobim). Sua música "Casa Forte", instrumental e sem letra, foi vetada porque o título pareceu, aos especialistas, subversivo!! O critério era o humor do dia dos responsáveis pelo Departamento de Censura Federal.

Mas a estupidez não parava por aí. Eles quiseram, nos anos de chumbo, prender Sófocles, o autor de "Antígona", um perigo revolucionário, então. Os agentes da "dura" chegaram ao teatro onde a peça era encenada, com alguns séculos de atraso - e o grego continuou livre e sem ser incomodado no seu túmulo.

Coisas piores fizeram os agentes da lei vigente. Proibiram a filha de seis meses de um médico paulista, acusado de ser comunista, de freqüentar a creche em que estava matriculada, tamanho era o risco de contaminação aos engatinhantes do local.

Do risível ao absurdo - ou ao contrário - era um passo. A exemplo do episódio que ficou conhecido como o "IPM (Inquérito Policial Militar) da Feijoada", este o prato principal do almoço oferecido pelo editor Ênio Silveira ao ex-governador Miguel Arraes, em maio de 1965. Cassado e caçado pela ditadura, Arraes havia passado uma "temporada" em Fernando de Noronha - um paraíso que funcionava como prisão.

O respeitado proprietário da Editora Civilização Brasileira foi um bom anfitrião, que se tornou mais um prisioneiro dos militares por ter recebido em seu apartamento, antes do seu exílio na Argélia, o temido líder de esquerda - bom de povo, mas péssimo orador. O coronel indignado, que arrastou para as masmorras o homem das letras, não se satisfez. Levou junto com ele o que lhe era de "direito": além do dono do apartamento, as duas cozinheiras de Ênio Silveira, e, para completar o grupo subversivo, deu ordem de prisão - cumprida - ao porteiro do "edifício-aparelho".

Conta-se que o feirante que vendeu pé de porco, carne salgada e outros acepipes conseguiu sumir a tempo. Que tempo!

domingo, 3 de agosto de 2008

II SEMINÁRIO CIENTÍFICO TEORIA POLITICA DO SOCIALISMO

II SEMINÁRIO CIENTÍFICO TEORIA POLITICA DO SOCIALISMO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

MARXISMO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA VIRADA DO MILÊNIO

Data: de 25 a 27 de agosto de 2008.

Local: Anfiteatro I da Faculdade de Filosofia e Ciências

UNESP – Universidade Estadual Paulista (campus de Marilia).

Promoção:

Departamento de Ciências Políticas e Econômicas

Grupo de Pesquisa Cultura e Política do Mundo do Trabalho

Instituto Astrojildo Pereira

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Linha Trabalho e Sociabilidade

Programa
Dia 25:

08:30 h.:

Mesa redonda 1: Marxismo e socialismo no século XXI

Esta mesa deverá tratar de temas teóricos e programáticos, partindo da análise crítica do marxismo do século XX e das experiências políticas que nele se inspiraram (socialistas ou pseudo-socialistas) para avaliar as possibilidades e caminhos tanto do marxismo como corrente cultural e política, como do socialismo como movimento.

Dr. Antonio Carlos Mazzeo (UNESP-FFC)

Dr. Valério Arcary (CEPHET-SP)

Dr. Raul Mordenti (Università di Roma 2)

Mediação de Geraldo Magella Neres

14: 00 h.

Sessão de Comunicações 1

18:30:h.

Apresentação de livros e revistas

19:30 h.:

Mesa redonda 2: Marxismo e movimentos sociais

Esta mesa deverá apresentar uma análise de alguns dos "novos" movimentos sociais classistas, tanto no campo como na cidade, destacando o legado das experiências do século XX e indicando os novos questionamentos que eles apresentam relativamente à economia e ao Estado nesta nova fase da acumulação capitalista.

Dr. Jair Pinheiro (UNESP-FFC)

Dra. Maria Orlanda Pinassi (UNESP-FCLAr)

Dr. Gonzalo Adrian Rojas (UNICAMP-IFCH)

Mediação de Débora Goulart

Dia 26,

08:30

Mesa redonda 3: Marxismo e militares

Essa mesa deverá apresentar uma análise da inserção do pensamento marxista nas Forças Armadas brasileiras e procurar apreender a atuação à esquerda de muitos de seus personagens e organizações políticas neste processo, temática que está a exigir uma reavaliação.

Dra Marly Vianna (UFSCar)

Dr João Quartim de Moraes (UNICAMP-IFCH)

Dr. Paulo Ribeiro da Cunha (UNESP-FFC)

Mediação de Marcos Del Roio

14:00: Seminário especial: Attorno a Gramsci, com Andrea Catone e Raul Mordenti

16:30

Filme: Adeus Lênin. Debatedora: Dr. Célia Tolentino

19:30 h.:

Mesa redonda 4: Marxismo e questão nacional

Esta mesa trata da relação entre o marxismo e a questão nacional em perspectiva histórica e avalia a atualidade ou particularidade da questão nacional nesse início século, inclusive a relação possível entre questão nacional e transição socialista.

Dr. Lucio Flavio de Almeida (PUC-SP)

Dra. Arlene Clemesha (USP-FFLCH)

Dr. Andréa Catone (Università di Bari - Itália)

Mediação de Jefferson Barbosa

Dia 27

08:30 h.

Mesa redonda 5: Marxismo e movimento operário

Esta mesa deverá tratar da crise do movimento operário que ocorre a partir das últimas décadas do século passado, discutir as suas origens e razões, assim como enfocar elementos e problemas da atualidade para a sua recomposição, abordando particularmente o vínculo entre marxismo e classe operária.

Dr. Ramon Peña Castro (UFSCar)

Dr. Armando Boito Jr. (UNICAMP-IFCH)

Dr. Marcos Del Roio (UNESP-FFC)

Mediação de Anderson Deo

14:00

Sessão de Comunicação 2

19:30 h.:

Mesa redonda 6: Marxismo e novo internacionalismo

Essa mesa analisa a multiplicidade de manifestações políticas e culturais surgidas ou reforçadas desde a virada do século, e que ficaram conhecidas como "antiglobalização". São movimentos de estampo étnico cultural, organizações não-governamentais, movimentos sociais autônomos os mais variados (que tendem a se encontrar no FSM). A questão a ser enfocada é a capacidade de o marxismo explicar esses fenômenos e de incidir sobre eles do ponto de vista cultural e político.

Dr. Eliel Machado (UEL)

Dr. Carlos Montanõ (UFRJ)

Dr. Gilberto Lopez y Rivas (INAH -Instituto Nacional de Antropología e Historia, México)

Mediação de Alex Hinsebeck


Inscrições:

Alunos de Graduação: 10,oo

Alunos de Graduação (com trabalho): 15,oo

Alunos de Pós-Graduação: 15,oo

Alunos de Pós-Graduação (com trabalho): 20,oo

Profissionais: 20,oo

Profissionais (com trabalho): 25,oo

Inscrições de trabalhos:

Textos de 140 a 150 linhas (resumo expandido) de pesquisas completas ou em andamento, sobre objetos pertinentes ao tema geral e aos temas específicos do seminário. Do resumo deve constar título, autor, curso / faculdade / universidade de origem, objeto, método e conclusões parciais. Corpo 12

Local e prazo: SAEPE / saepe@marilia.unesp.br

www.marilia.unesp.br

até 15 de agosto para inscrição de trabalhos

25 de agosto para participação nos debates